quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Facebook Zero a caminho

Foi o próprio vice-presidente da empresa, Chamath Palihapitiya, que anunciou o novo Facebook Zero, acessível a partir do URL zero.facebook.com.
Apesar de ainda não estar disponível, isso acontecerá nas próximas semanas. A empresa define esta aplicação para telemóveis como uma versão “light” que omite aplicações que consomem grandes quantidades de dados, como a ferramenta de fotos.

Sites especializados, como o Techcrunch, descrevem o Facebook Zero como uma versão de texto básica, existindo assim uma possibilidade de negócio para as operadoras móveis. Os utilizadores que quisessem receber a versão multimédia integral teriam que pagar por um pacote “premium”.

De acordo com dados fornecidos pela própria empresa, mais de cem milhões de pessoas acedem à rede social - que já conta com mais de 350 milhões de utilizadores em todo o mundo e mais de um milhão em Portugal - a partir dos seus telemóveis.

O Facebook já oferece actualmente uma versão mais “light” - o Facebook Lite - pensada para os países em vias de desenvolvimento, que têm acessos mais lentos à Net.

Fonte


A confirmar-se, e não me admirava nada, seria apenas mais uma acha no aproveitadorismo das operadoras em relação à internet móvel. Mais do mesmo.

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei do blog