terça-feira, 31 de março de 2009

Think Geek Broken USB

Que é que achavam se vissem isto numa porta USB do portátil de alguém?



Pois é. Diriam algo como "este gajo é completamente demente". Mas ele ia rir-se da vossa cara, e vocês não ficavam bem na fotografia. É que a gracinha é uma pen USB de 2gb da autoria da ThinkGeek, como só podia ser. E vocês com cara de parvos.

How I Met Your Father

Quem me conhece sabe que sou um convicto fã da sitcom americana "How I Met Your Mother" (ou Como Tudo Aconteceu). E bem, quem nunca viu provavelmente não acha graça nenhuma à passagem de Family Guy (outra série que venero), parodiando a série, que vou vou mostrar. Mas fica para quem conhece, e quem não conhecer que vá imediatamente conhecer porque vale mesmo a pena.

Aqui fica o prometido:


segunda-feira, 30 de março de 2009

Gran Torino by Clint Eastwood

Há actores e actores. Uns engraçados, outros bem-parecidos, há ainda os que fazem sempre filmes de acção, e há...Os monstros do cinema.

É. É o que chamo a Morgan Freeman, a Robert deNiro, a Al Pacino, Samuel L. Jackson, Nick Cage, ainda Marlon Brando...e principalmente a Clint Eastwood. O verdadeiro senhor de Hollywood, seja a representar ou a produzir, sempre genial.

Quem não se lembra de vê-lo como o lendário polícia Dirty Harry?"Do you feel lucky?Well...Do you, punk?" - palavras santas. Como realizador, provas dadas: quem já viu Million Dollar Baby (com Morgan Freeman) sabe do que falo.

Desta vez, um Clint mais maduro aparece-nos naquela que aparentemente será a sua aparição no grande ecran. No filme Gran Torino, Clint representa o papel de um velho solitário, que só tem uma companhia: o seu Ford Gran Torino, com o qual se entretém dia após dia, hora após hora. Além disto, Walt Kowalski é um ex-combatente, xenófobo e racista. Um dia, uma família de origem asiática vem morar para a casa ao lado da sua, e o filho destes acaba por lhe roubar a sua paixão, o Gran Torino...Espantem-se com o desenrolar da história. (o filme vale a pena, portanto não vos vou tirar o prazer de descobrirem por vocês próprios, vejam).


domingo, 29 de março de 2009

Apple addiction

Há quem goste e quem não goste. Quem gosta gosta muito, quem não gosta geralmente acaba por gostar. Mas há limites, como em tudo na vida: do gosto ao fanatismo vai um bocado; mas como sem paixão nada se faz, venha de lá essa vénia para o artista!


For Dummies

Não sei se é antiga, se é recente, nem pouco mais ou menos. Mas sei que me pôs de sorriso na cara. Eis, meus caros, um hino ao humor de circunstância:


quinta-feira, 26 de março de 2009

AGERE

Conforme prometido, deixo-vos aqui a nova cara da Agere. Ou melhor, não vos deixo porque não consigo encontrar ainda imagens do rebranding, mas deixo-vos o site da EM onde podem verificar a nova cara.

http://www.agere.pt/


O projecto foi criado por um jovem bracarense de apenas 21 anos, formado na EPB. Segundo o mesmo,

«Pensei num símbolo que falasse por si e que representasse as três actividades da empresa, nomeadamente o abastecimento de água, o saneamento e a recolha de resíduos»

«a flor que desabrocha de forma tripartida remete para a natureza, o ambiente, área de trabalho da AGERE, ao que se associa o slogan “Um gesto pelo Ambiente”.»



João participou entre 54 designers de todo o país, inclusive mais experientes e credenciados que ele...E foi seu o trabalho escolhido. E que trabalho!

Os meus parabéns João, por pouco não fiquei com vontade de ir à AGERE, e quase que até davas vontade de trabalhar aos funcionários da mesma...Quase.

Jethro Tull

Amigos, estão a ver aquelas bandas que não dá para classificar ou rotular?Tipo "Ah, é parecido com quê?" - Pá, com nada.

É assim que definimos Jethro Tull, banda britânica de culto, da qual vos falo esta noite. Liderada pelo inimitável Ian Anderson, um escocês com tanto de louco como de génio, a banda é/foi uma mutação evolutiva: o experimentalismo foi desde sempre uma imagem de marca (a par da flauta que Ian sopra como ninguém) e exemplo disso é a sua passagem imediata de um cenário folk para um cenário de um rock evoluído e até futurista para a sua era, muitas vezes dentro da própria música, registando ainda várias influências de música étnica.

Com 22 álbuns lançados e uma carreira de 41 anos (apesar de muitas mudanças), estes senhores da música progressiva continuam no activo. Não com o impacto ou a genialidade de outros tempos a meu ver, mas continuam. É de louvar!

Deixo-vos então com 2 videos, um identificativo que contém uma música que muitos reconhecerão (nos bons velhos tempos), e um outro para sentar e observar o que podem os velhotes ainda fazer. Observem:


(o identificativo)


(o senta-e-vê)

Feedbacks, please.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Robbialac, o Refreshing

Quem se lembra da cantarola da Robbialac?Pois é: toda a gente.

Ora, a Robbialac acaba de apresentar a sua nova imagem, ou o refreshing da mesma, operada pela Strat. Bem mais actual, como merecia, e acompanhada de uma promessa de manter a linha de produtos na vanguarda, após tantos bons anos e ainda de alguns últimos de abrandamento, convém dizer. Não operando uma mudança drástica, a Robbialac dá assim continuidade a uma identidade que a maioria de nós conhece de cor e salteado, o que no marketing são pontos ganhos.

Deixando-me de conversa, deixo-vos o video de apresentação, e vejam lá quem é que também se manteve, após tantos anos: a cantarolice, pois claro!Bravo!


PS: Quem também tem nova imagem é a AGERE, mas amanhã mostro-vos, pode ser?

sábado, 21 de março de 2009


Programa:

2 de Abril |

18h – Sessão de Abertura

Murteira Nabo – Bastonário da Ordem dos Economistas

Macedo Vieira – Pres. Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

Álvaro Nascimento – Director da Faculdade de Economia e Gestão da UCP

3 de Abril |

14h30 Mercados Financeiros e Regulação

Coutinho dos Santos – Professor Catedrático da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do porto

Jorge Martins – Vice-Presidente do Banco Espírito Santo

Carlos Tavares – Ex. Ministro da Economia

Vítor Constâncio – Governador do Banco de Portugal

Silva Lopes – Presidente do Montepio-Geral

Mira Amaral – CEO Banco BIC

Teixeira dos Santos – Ministro das Finanças

Campos e Cunha – Ex. Ministro das Finanças

16h30 – Cofee Break

3 de Abril|

17h – Papel do Estado na Economia

António Borges – Ex. Vice-Presidente da Goldman Sachs; Vice-Presidente PSD

Francisco Louçã – Bloco de Esquerda

Daniel Bessa - Ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo

Miguel Cadilhe – CEO BPN; Ex. Ministro

Fernando Pacheco – Administrador da Iberdrola

Paulo Portas – Presidente CDS/PP

Bagão Félix – Ex. Ministro das Finanças e do Trabalho


4 de Abril |

14h30 – Proteccionismo e Globalização

João César das Neves – Docente da Universidade Católica de Lisboa

Carlos Coelho – Deputado do Parlamento Europeu (PSD)

Manuel Pinho – Ministro da Economia

Pina Moura – Presidente da Iberdrola; Ex. Ministro

Castro Guerra - Secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação

Campos e Cunha – Ex. Ministro das Finanças

16h30 – Cofee Break

4 de Abril |

17h – Empresários e Gestores

Oliveira Marques – Administrador, Presidente da Metro do Porto

Filipe Vilanova – CEO Salsa Jeans

Fortunato Frederico – Presidente do grupo Kiaya

Paulo Azevedo – Presidente da SONAE

Rui Moreira – Presidente da Associação Comercial do Porto

António Ambrósio - Presidente do Conselho de Administração da Fábrica de Tintas 2000, S.A

Basílio Horta – Ex. Ministro do Comércio do Turismo


Modalidades de inscrição:
Tudo Incluído: 72€
Inclui:
-3 noites Hotel Novotel Vermar****/ Grande Hotel da Póvoa (Quarto Duplo ou Triplo);
-5 refeições (3 jantares e 2 almoços);
-Acesso ás Conferências / Debates (Auditório Hotel Novotel Vermar****);
-Condições especiais de acesso a espaços de diversão nocturna (HIT club e BUDDHA).
-Outros Protocolos e condições especiais.

Sem Alojamento: 30€
Inclui:
-5 refeições (3 jantares e 2 almoços);
-Acesso ás Conferências / Debates;
-Condições especiais de acesso a espaços de diversão nocturna (HIT club e BUDDHA).
-Outros Protocolos e condições especiais.


Desculpem lá, mas isto não é uma conferência...É uma super-conferência!! Grande cartaz. Se puder ir não faltarei, oportunidade única.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Crise...Mas nem tanto.


É a crise. Parece que a crise chega a toda a gente...Está mau para todos. Pois, é mentira.

A crise só chega a alguns; outros limitam-se a tirar proveito da mesma, essa é que é a verdade. Se a crise é negra para quem perde o emprego, é proveitosa para quem o mantém. Um português que mantenha o seu emprego, só tem a ganhar com a crise: ele é casa mais barata, ele é carros mais baratos, ele é aproveitar aqui e ali a desgraça do vizinho...É que o dinheiro é o mesmo, e tudo o resto fica mais barato, logo o seu poder de compra sobe. Mas mesmo assim, esse português queixa-se e lamuria-se da crise, que não sabe o que há de fazer da vida, etc etc. É português, e está tudo dito.

Isto para não falar a nível empresarial: aí então é o descalabro. Subitamente, a crise serve de escudo para tudo: para não pagar a funcionários, para despedi-los mesmo tendo lucro no exercício, para não pagar as dívidas, enfim. Um circo. Mas atenção, não tenciono (louco seria) duvidar que a crise chega a muitas empresas, em escalas diferentes, ainda assim; mas também não sou parco de todo ao afirmar que há por aí muita boa gente a usar o escudo "crise" para encher o seu bolsito particular e ainda para endireitar alguns erros de gestão anteriores...É fácil,"é a crise", afinal.

Portanto, o conceito de crise é relativo. Se para uns é sinónimo de desespero, para outros é sinónimo de cobardia e mesquinhez, para outros é sinal de galinha dos ovos de ouro: e falo nomeada e exactamente dos media. É que a atenção do consumidor à notícia é directamente proporcional ao grau em que a mesma o atinge. Ou seja, se o consumidor não gostar de futebol, pouco ou nada se importará com a abertura do telejornal a falar do Benfica, correcto?Mas há uma coisa que não haverá um único que não pare imediatamente a olhar para o ecran ou a ouvir o rádio: dinheiro. O seu dinheiro. O que nos remete para "a crise" - e que mais lhe chamará a atenção na TV, do que novidades acerca do se dinheiro?Pois é, nada. E os media sabem isso, portanto para eles a crise é senão uma galinha dos ovos de ouro, já que lhes garante sempre a atenção do espectador, pelo menos do seu subconsciente. E por isto mesmo é que ouvimos a toda a hora a falar da (passe a expressão) merda da crise na TV, muitas das vezes nem parando para pensar se realmente há crise ou se nem há crise, limitando-nos a chegar ao café e debitar em catadupa todas as frases e expressões feitas que nos são ditadas rotineiramente, tais como "retoma", "abrandamento", e.... "CRISE". Parem lá, por favor.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Gverreiros!!Força Gverreiros!!


Acabei de chegar a casa, depois de um dia demasiado cansativo para ser verdade. Vou tomar um banho, fazer o barbão (!) e depois ala que se faz tarde, para o estádio. É que ver o Braga a fazer história na Europa é de facto imperdível.

Aposto em 2-0. Força Gverreiros!! (adoro este 'v' ridículo)

quarta-feira, 18 de março de 2009

Nike+

Roger Federer, Zlatan Ibrahimovic, Tony Parker e Eva Longoria Parker, Paula Radcliffe, Sofia Boutella e Fernando Torres são as caras de um anúncio televisivo para dar a conhecer o desafio que confronta homens e mulheres. De 13 de Março até 20 de Abril serão contabilizados em www.nikeplus.com os quilómetros percorridos pelos homens e pelas mulheres que se inscreverem na competição oficial online de “Homens contra Mulheres”.A campanha está presente em televisão, imprensa, exterior, online e ponto de venda. O anúncio de televisão foi criado pela agência 72andSunny, com sede em Los Angeles, e realizado por Tim Godsall. A empresa AKQA, com sede em Londres, criou o material digital.


16 de Março de 2009
, por Maria João Lima, in meiosepublicidade.pt

Acrescente-se ainda que o sistema usará tecnologia Apple, mais concretamente o iPod, claro está. Vejam o video de apresentação:




Aguçar o bico!

Ora, para aguçar o bico para 3 de Junho, deixo-vos com a minha música favorita no novo álbum dos AC/DC, Black Ice. A música chama-se Decibel, tem um Angus Young em grande e (mais) uns vocals bem conseguidos pelo Brian Johnson, claro. Mas oiçam:


Bento XVI e o HIV: how to kill some more millions


Mais uma pérola deste nosso adorado Papa, que alegremente continua a decorar o seu 'mandato' com incompetência e demérito. Vejam bem:

"Não se resolve o problema da sida com a distribuição de preservativos. Pelo contrário, o seu uso agrava o problema."

Frase de Bento XVI, de visita a África pela primeira vez em quatro anos de mandato. Pois bem. Se calhar é melhor então alguém dizer ao Sr.Papa que 20 milhões de infectados em África (exactamente 67% do total a nível mundial) é capaz de ser um problemazinho preocupantezinho. Ou então não, já que ele nunca terá que lidar realmente com isso ou algo do género, sentado no seu trono a comandar o monopólio do vigário, harmoniosamente extorquindo dinheiro a quem dele mais precisa, sob uma falsa fachada de ajuda, misericórdia e solidariedade que tardam a aparecer...

Mas continuemos: João Paulo II já tinha, segundo me recordo, defendido a mesma causa incitando à fidelidade e abstinência, e à preservação da família tradicional. Mas João Paulo II era de outra geração, estava claramente desactualizado, temos de dizê-lo - apesar da sua imensa sabedoria e da empatia e respeito que alcançava em cada um de nós - e portanto era minimamente compreensível a sua posição, ou pelo menos a origem dela. Já Bento XVI é um recém-eleito, e portanto devia pôr a mão na consciência e reparar afinal que existe um mundo real lá fora, onde pessoas morrem diariamente por culpa de mentalidades como a dele...Quem mais tem poder de influência perante a sociedade, do que o líder máximo da instituição de fé em que a esmagadora maioria acredita?Não devia ele ser pelo menos consciente do que diz? (já não peço um Papa actual, informado e jovial)

O Zé, o nosso Zé, respeita o que diz o Papa. Vai a Fátima sempre que pode, o Papa é o seu supra-sumo.
Jantar de Natal lá da empresa, os amigos insistem para que Zé beba mais um copo, e mais outro, até que começa a ver e a pensar mais lentamente, e mais. Já alcoolizado, o Zé é arrastado para uma casa de putas, e acaba por perder a cabeça e o amor a 30€. Mas não é esse o seu pior mal: acaba de ser infectado com o vírus HIV, não usou preservativo. Nunca gostou dessas feitiçarias. Amanhã, a Maria é condenada: acaba infectada, e até engravidou!Parabéns!O seu rebento é um nado morto.

Histórias destas são reais, acontecem até na chamada "sociedade evoluída", quanto mais em África. Obrigado senhor Papa! Acabou de matar mais uns milhões.

terça-feira, 17 de março de 2009

Compal Goiaba

É hoje o dia em que é lançada a nova campanha publicitária da Compal, divulgando o Compal Goiaba. O vídeo tem lugar numa tipicamente brasileira roça, e mostra-nos a despedida dos pais e da filha, que vai para a Europa. Mas nada como ver:



Light, mas humorístico, o filme entra na linhagem da Compal, que se assume informal e divertida perante o segmento, e será acompanhado por uma linha de outdoors que deve ser introduzida a partir de vinte e tais deste mês, sob a autoria da Y&R.

O senhor do 'gaz'


Digam-me uma coisa: aquelas tampas de betão (e algumas metálicas, como essa) que existem nos passeios, sabem?Porque é que todas dizem "GAZ" em vez de "GÁS"?

Será que é sempre o mesmo senhor a escrever "gaz", e ainda ninguém teve coragem ou paciência para lhe explicar que não se escreve assim?Ou será que é uma imagem de marca do gajo que escreve orgulhosamente aquilo no cimento fresco, com um sorriso de orelha a orelha?Poderá ser ainda marketing, uma maneira de nos chamar a atenção para a banal tampa, quem sabe...?Alvíssaras a quem me elucidar!

Por mim está muito bem, podem continuar, não gosto de interromper tradições e costumes, só porque temos erros ortográficos em cada passeio deste país...Ora essa!

domingo, 15 de março de 2009

O que estou a ouvir!

Quando digo isto, tenho a única intenção de...Espantem-se...Dar-vos a conhecer o que estou a ouvir. (génio)

Ora, sem mais 'encher chouriças', deixo-vos então este video que junta dois ídolos de duas gerações diferentes, Neil Young e Eddie Vedder (com Pearl Jam). Fantástico...Enjoy:


sábado, 14 de março de 2009

Festivais


Ora, festivais.

Vamos a um ponto da situação: antes de mais, um urra para Paredes de Coura, que nos trazem este ano os geniais Franz Ferdinand. Único nome confirmado, o festival mais a norte prova que está atento ao que de bom se faz, ao contrário do festival mais a sul: Sudoeste, o festival 'Morangos com Açúcar" como alguém lhe chamou, prova ser isso mesmo, mais e mais. Nomes meramente comerciais, como David Guetta e Buraka Som Sistema, ainda Lily Allen, assumem-se como cabeças de cartaz, até ao momento. Brilhante, han?

No Optimus Alive outro grande cartaz, a provar ser cada vez mais o melhor festival nacional: teremos a visita de nomes como Metallica, Slipknot ou os grandes Machine Head como cabeças de cartaz só do primeiro dia (!), que conta ainda com Lamb of God, outra boa banda.
No segundo dia, convidam-nos os alternativos e não menos geniais Placebo, e no terceiro dia temos Dave Matthews, artista bem conceituado no estrangeiro, passa um pouco mais despercebido entre a mainstream nacional. Muito bom cartaz, não há que enganar.

Finalmente, os Super Bock Super Rock traz-nos até agora duas bandas que são, em diferentes estilos, dois grandes eventos: Depeche Mode no norte, e The Killers em Lisboa. Saúde-se a iniciativa de trazer finalmente The Killers, banda altamente em voga e reconhecida como uma das melhores bandas de indie rock do mundo - merecidamente, opino eu.

Resta-nos esperar agora pelo cartaz do Festival Marés Vivas, em Gaia, que no ano passado cometeu a proeza de nos trazer Prodigy, e principalmente pelos restantes nomes do SBSR Lisboa, que prende as maiores expectativas, por duas razões: uma, terá que ombrear com o Alive, o que não é fácil. Duas, terá que igualar o cartaz do ano passado, o que também não é nada fácil - por isso esperemos, ansiosos, por quem acompanhará os The Killers ao Restelo.

Snatch




Não é um filme novo, pelo contrário. Já tem uns anos.

Snatch é uma paródia aos subúrbios britânicos, à vida criminosa e ainda ao chicos-espertos que sempre se encontram neste ambiente. Realizado por Guy Ritchie, conta com Jason Statham e ainda Brad Pitt num papel misto de humor e acção, e não é um filme para toda a gente, de resto como todas as obras de Guy. É apenas para quem gosta- de humor britânico e da envolvente do crime, na Inglaterra menos disciplinada, menos sóbria e menos educada do que aquela a que estamos habituados.

Se não é certo que gostem do filme, certo será que gostem pelo menos do cigano interpretado por Brad Pitt, assim como dos seus companheiros...Hilariante.

Reds on fire




United acaba de perder 1-4 com o Liverpool...Que merda é esta?O Liverpool está com uma corda...Vai lá vai. Vitória merecida, infelizmente.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Ditados


Que ele há coisas engraçadas, certamente há. Uma que me suscita particular interesse, são os ditados, essas peças de tradição e saber empírico de tantas gerações.

Há alguns tipos de ditados: os mais conhecidos, do estilo "Quem espera sempre alcança"e seu irmão "Quem espera desespera" - é suposto acreditar em qual?

Depois, os menos conhecidos mas não menos importantes, do género "A água de Janeiro vale dinheiro" (?) ou "Chuva de Levante, não deixa coisa constante" (é suposto isto significar alguma coisa?), todos os ditados contam uma historieta. Seja ela bastante perceptível ou daquelas que ninguém sabe o que possa sequer significar. Quem terá sido o cérebro que um dia se lembrou e disse "Abril, águas mil"?Que lhe passaria pela cabeça?Anotaria ele/ela todos os anos se chovia ou não em Abril?Será esta a verdadeira origem da meteorologia?

Mas nem só de meteorologia vive o dizer popular: há ainda os que têm tendência a inventar coisas: "Parece que tem bichos carpinteiros". Bem, o que raio é um bicho carpinteiro?Qual será exactamente o aspecto de um bicho carpinteiro?Não sei, mas certamente usa lápis na orelha, digo eu. Já agora: porque não bichos recepcionistas?Bichos mecânicos?

Depois temos os ditados que são conselheiros autênticos, do género "A casamento e baptizado, não vás sem ser convidado". Obrigado!O meu sincero obrigado a quem me dá este belo conselho, já que estava mesmo a pensar aparecer no casamento da minha vizinha só para dar um ar da minha graça...Mas sendo assim, já não vou.

Mas os melhores ditados, esses são os do meu pai. Não sei se os inventa, se os recolhe ou se os sabe de cor...Mas que são verdadeiras pérolas, isso não reste a menor dúvida. Partilho então convosco algumas dessas obras-primas da sabedoria popular, que me chegam aos ouvidos pela voz do progenitor:

'Depois do baptizado, não faltam padrinhos.'

'Pimenta no cu dos outros é refresco'

'Fazer filhos na mulher dos outros não custa nada'

'Se é assim na montra, imagino no armazém'




Para já, não me lembro de mais. Quando me lembrar corro até aqui para contar-vos.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Phalasolo



Da maneira que as finanças - neste caso o poder de compra - deste país anda, acho que não há um único gajo com menos de 25 anos que não 'compre' música sem pagar, na internet.

É real, é recorrente, e é...Bem-feito. Para as editoras, que segundo consta ficam com cerca de 85% do valor final do disco. Por muito que se aprecie, respeite, e não se queira roubar o artista, há que ver que dar cerca de 5% do Salário Mínimo Nacional (ou o mesmo percentil do Rendimento Social de Inserção, para os milhares de parasitas) por um disco nos dias que correm, é uma loucura - a não ser que se goste mesmo muito.

Pois bem, é sempre de dar valor a iniciativas inovadoras neste sentido: tome-se por exemplo os lendários Radiohead, que disponibilizaram o seu disco In Rainbows (que lhes levou 2 anos de estúdio) na Internet para que os fãs fizessem download e decidissem qual o preço a pagar pelo álbum, fossem 20, 10, 2 dólares ou mesmo rigorosamente nada.

A exemplo, surge New Max (dos Expensive Soul) com o seu álbum a solo intitulado Phalasolo - nada mau, por sinal- para download livre na internet, e ao qual o músico chamou de "prenda para os fãs", considerando ainda à boca cheia que ele próprio "saca" música da net. Agora digam-me, não dá até vontade de pagar uns euros?

O álbum é interessante, mistura as influências de vários estilos musicais, podendo encontrar-se toques do indispensável hiphop e funk (não o bafiento actual que insistem em chamar de funk, mas sim o antigo), passando pelo "seu" soul e trazendo ainda umas guitarradas de brinde...Confuso?Não esteja, é criatividade pura.

Podem fazer o download no link que vos deixo, totalmente grátis (e legal!). Enjoy!

Download: http://www.phalasolo.com

terça-feira, 10 de março de 2009

Aiiii

12-1 numa eliminatória...É muita fruta.

segunda-feira, 9 de março de 2009

U2


Estive a ouvir umas faixas do novo álbum dos U2. Mais uma vez, fraco. É o que acontece quando se faz música para vender, em vez de boa música!

Ainda querem fazer sombra aos míticos Stones...Ridículos, os soldadinhos da paz comerciais - já que até aí Bono Vox se preocupa mais em ganhar dinheiro do que realmente fazer algo de bom, mas vá...sempre é melhor que não fazer nada, isso é. Mas eram de evitar situações como uma que me recordo, aquando de um concerto no Brasil, e que passo a citar:

Jornalista: Bono, você não achou injusto a forma como o espectáculo foi organizado, e o preço a que venderam os ingressos?

Bono: (silêncio)...Na Austrália vendemos ao mesmo preço, e ninguém reclamou.


Genial. Absolutamente genial. Comparar o poder de compra brasileiro com o australiano, sendo ele alguém ligada às causas da pobreza e Direitos Humanos, é só mesmo de alguém muito preocupado com o assunto.

Manel Cruz, why?


Revolta. Raiva. São os sentimentos que me percorrem as veias, ao saber que os bilhetes para os dois espectáculos agendados para 19 e 20 de Março em Braga, no espaço Pedro Remy para ser mais conciso, esgotaram à velocidade da luz. Mais uma vez, fiquei a ver navios. Haja piedade, eu que até estava na disponibilidade de me deslocar a um cabeleireiro para ver um concerto(!), e de repente goram-se as expectativas.

Ok, a vida continua, vou para a cama chorar agarrado à almofada. Até mais ver.

domingo, 8 de março de 2009

Shaun The Sheep

Desencantei agora um novo vício. Não que seja algo novo, pelo contrário, mas só agora (a conselho do meu amigo Eddie) decidi descobrir do que se tratava, afinal, Shaun The Sheep -ou A Ovelha Choné, se preferirem em português.

Não há muito a dizer, trata-se disso mesmo: uma ovelha com uma variação muito forte no cérebro, com alguns parafusos a menos. Pessoalmente acho os sketches hilariantes, tendo em conta que é este um tipo de comédia dirigido a crianças, fundamentalmente.

Shaun, as suas amigas ovelhas e ainda Bitzer, o cão-guarda que se farta de sarilhos, podem realmente fazer-nos voltar à infância. E que doce é, esse regresso.

Deixo-vos aqui um sketch, experimentem e verão que não se arrependem.


sábado, 7 de março de 2009

'Puzzle para adultos'




Pois é, mais uma tarde de sábado a montar 'puzzles para adultos', como alguém lhes chamou.

Isto sim, é negócio. Nós escolhemos, pagamos, e...Ainda temos que trabalhar. E o pior de tudo é mesmo o trabalho intelectual que um puzzle desta dimensão acarreta, já que não há obra em que não acabemos sempre com 2 ou 3 parafusos a mais, que supostamente seriam para usar. É isso, e a cola: porque é que só no fim é que ela aparece, triunfante mas inútil?Maldita seja.


Bem...Agora vou à vida, que o meu puzzle não se monta sozinho. Arrivederci!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Felizes para sempre?



Hoje ocorreu-me um pensamento esquisito. O que será que acontece, nos contos infantis e nas histórias de vida que todos ouvimos mais cedo ou mais tarde, com o herói/moralista/protagonista?

Isto é, já pararam para pensar o que terá acontecido com a avozinha e o capuchinho vermelho, depois daquela treta do lobo mau?Será que a avozinha morreu de AVC?Será que a capuchinho vermelho tem filhos?Marido?Trabalho?Então e a Branca de Neve e o príncipe?Será que já envelheceram juntos, ou já estarão divorciados e em tribunal por causa da custódia dos catraios?

Fica o devaneio.

Casamento homossexual: 'sim' ou 'nunca!!'?




Só há dois tipos de posição quanto a este assunto: Ou se aprova ou se trata o assunto com repugnância, nojo e mesmo discriminação. Na minha humilde palavra, resume-se a isto: de um lado os racionais, e do outro lado os "velhos do restelo", pais de família de bigodaça e barriga proeminente. Quero com isto afirmar, convictamente, que a maior parte dos defensores do "não" o fazem não de forma fundamentada como deviam, mas tão só porque é socialmente incorrecto dizer sim. Ou porque têm medo de serem conotados com o movimento gay, ou de serem gozados pelos amigos, etc - nunca por razões lógicas ou com argumentos plausíveis.

Acho que o principal problema é a palavra em si. 'Homossexual', 'gay' e outros que tais desencadeiam um imediato sentimento de repulsa no cérebro do indivíduo, e de um segundo para o outro deixa de fazer diferença se lhe estão a perguntar se gosta de homossexuais ou se concorda com a possibilidade destes poderem ser iguais a nós, comuns heterossexuais, aos olhos da lei. O cérebro está treinado que nem um cão, para responder com nojo e desprezo logo que capte a palavra 'homossexual'. Dogmas: eles existem.

A mim faz-me certa confusão. Não a opção pelo 'não', mas sim a recusa em pensar sequer nisso (ou sequer ponderar antes de abrir a boca). Como poderá ser possível haver algum intelecto que (ainda) acredite realmente, depois de tantas décadas, que a homossexualidade é uma doença?Um distúrbio mental?Uma disfunção?Acredito não ser essa a questão, apesar de tudo. Acredito piamente sobre a principal explicação para o repúdio ser puramente social.

Quanto a mim, à vontade. Terei que admitir que me faz uma certa confusão, me provoca um certo desconforto - provoca sim - mas isso não me turva o pensamento, nem a razão. Se a homossexualidade existe, se coabita entre nós, se existem casais gays há largos anos, porque razão terão estes de ser considerados cidadãos de segunda?Serão diferentes, aos olhos da lei?Perante o estado?Não me parece. Têm, quanto a mim, todo o direito de se casar pelo civil. De constituir uma vida juntos se é realmente isso que querem e desejam, com união de facto ou casamento civil.

Agora, quanto à adopção...O caso muda de figura. Aí já não apoio (pelo contrário, sou veemente contra) a liberalização e igualdade de direitos...Não por entender que seriam maus pais, ou outras mórbidas razões que já por esse burgo ouvi, mas fundamentalmente pela criança e pelo respectivo crescimento.

Por muito que se faça das tripas coração, a criança nunca terá um amadurecimento normal - será sempre apontada e discriminada ora por pais ora por colegas. O que terá uma repercussão arrasadora na sua formação como pessoa, dentro e fora de grupos sociais, sem que tenha culpa alguma por isso. E pior, isto pode e irá gerar um ódio contra os pais da sua parte, bem como à homossexualidade em geral - culpando-a por todas as represálias e sofrimento.
Talvez um dia, quando ou se o sentimento homofóbico estiver em vias de desaparecimento, a adopção possa ser permitida. Para já, seria um erro tremendo a meu ver, ou como se costuma dizer, "seria um passo maior que a perna".

quinta-feira, 5 de março de 2009

Tiago who?

Bem, sou eu, o anfitrião (ou será fanfarrão?) deste sítio na internet.

Chamo-me Tiago da Rocha, tenho 23 anos, moro em Braga. Embora retirando prazer da escrita, nunca tive o hábito de escrever pelo simples acto de escrever. Sempre o fiz por imposição (afinal foram 16 anos a estudar, a escrever), e só agora começo a sentir falta desse prazer, desse exercício de abstracção. Veremos se é para durar, espero e tenho confiança que sim! :)


Agora vou jantar. Lombo. Mhhhhhhhh, yeah!